Como escolher a bebida para as festas de final de ano

Legenda 3

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Pensar em festas de final de ano é associar a imagem das taças, a bebida, o estouro, a rolha voando e o brinde de comemoração. Bebida sempre faz parte de momentos felizes mas você sabe escolher?

O espumante é unanimidade como a melhor opção de bebida para esta época do ano, além de ser compra certa para as noites festivas também é uma excelente maneira para presentear um amigo, um cliente ou um mimo para os donos da casa, no caso de você ser o convidado para ceia. Agora só precisa acertar na escolha pois nem toda garrafa que tem rolha é Champagne.

Champagne é todo vinho espumante produzido na região que leva seu nome, Champagne, no nordeste da França. O método tradicional de produção artesanal, é o champenoise, é este método com uma segunda fermentação na garrafa que produz as borbulhas características desta bebida.

Na primeira fermentação, o vinho-base feito de uvas ácidas como Moscato, Chadonnay, Pinot Noir, é fermentado a 20-22 graus Celsius em tanques de aço inoxidáveis ou em barris de carvalho. Na época adequada é retirado através de um sifão para separar a bebida dos sedimentos da fermentação e mantido em temperaturas mais frias para clareamento da bebida. Após este procedimento este vinho é misturado a outros vinhos de outras áreas e anos, com exceção do champagne safrado, e é engarrafado em uma garrafa de gargalo extremamente longo com o liqueur de tirage (açúcar, vinho e fermento), para a segunda fermentação.

Para este processo as garrafas são armazenadas por um ano ou mais em adegas de calcário, mais frescas. O fermento transforma o açúcar em álcool e óxido de carbono, responsável pelas borbulhas tão famosas deste vinho. As células de fermento morrem deixando depósito, as garrafas então são viradas de boca para baixo e movimentadas todos os dias (remuage), para que estes sedimentos fiquem no gargalo.

Próximo procedimento é o dégorgement onde o gargalo com os sedimentos é mergulhado em salmoura a ponto de congelamento e o pedaço de gargalo com os sedimentos congelados é retirado. Neste momento é adicionado vinho velho ou conhaque mais açúcar para construir um espumante mais doce. A garrafa é fechada com rolha e uma gaiola de arame que serve como proteção para que a pressão interna não estoure a tampa antes da hora escolhida.

Os demais vinhos espumantes produzidos em outras regiões são vinhos espumantes, não são champagne, mesmo que sejam produzidos no método tradicional como a Cava Espanhola que é produzida com as uvas parrelada, xare-lo e macaebo.

Outro método de produção desta bebida é o Charmat, um método industrial que produz maior volume de bebida a menor custo, como o utilizado na Itália para produção de vinhos frisantes com as uvas prosecco ou lambrusco, menos nobres que as que produzem espumantes.

Na hora de escolher, vá pelo paladar, seu ou do presenteado, apesar de não ser tão fino quanto os espumantes, sou apaixonada por frisantes pela baixa carbonatação de suas uvas e método de fabricação. Menos borbulhas mais sabor para mim. Não gosta de nenhuma, há opções para todos.

Quer impressionar pela exuberância e refinamento sem gastar uma fortuna? Vá de Lírica Crua, um vinho espumante produzido no método champenoise porém não é feito o processo de congelamento do gargalo e retirado os sedimentos da fermentação. Sua tampa parece uma tampinha de cerveja por fora, por dentro há uma cápsula para conservar e segurar toda a pressão da bebida.

Devido a não retirada dos sedimentos a bebida fica um pouco turva como uma cerveja de trigo e com o sabor mais intenso por conta dos resíduos da fermentação. Aroma cítrico, intenso e elegante. O Lírica Crua da vinícola Hermann tem 750ml e 12,8 % de graduação alcoólica, é feito com as seguintes castas e suas proporções: 80% Chardonnay, 10% Gouveio e 10% Pinot Noir.

Interessante, não?! Quer impressionar? Passa na Adega Empório ABC, na Avenida Lino Jardim em Santo André – SP e compre a sua antes que acabe, eu já reservei a minha, liga lá (11) 4436-1256 e pede para o Alexandre reservar uma pra você também ou te indicar uma opção dentro do seu paladar ;)

Beijo grande!

 

Fotografia: Denise Martins Photo

Decoração: Mariana Marcon

Gastronomia: Stephanie

Obrigada aos parceiros de produção:
Lar Deco
L & L Presentes
Pilili moda infantil
Reacenda moda feminina
Rabusch Santo André
Viviane Vivaldini
Azahara Shoes

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail