Limpando couro

Apesar de já ter lido e visto pessoas dizendo que o couro legítimo, o natural de bovino, pode ser lavado eu nunca testei, nem em bolsas. O máximo que lavei foi o interior, aquele forro que é de tecido e com muito cuidado, água e sabão líquido de roupas delicadas.

Deixando secar de uma maneira onde o fundo da bolsa fica presa de uma maneira a não marcar o couro e a peça de “ponta cabeça” facilita deixar o forro todo para fora sem o risco de molhar o couro ou os metais até sua completa secagem.

Para evitar ter que lavar o forro da sua bolsa, sugiro que utilize sempre uma nécessaire para os cosméticos incluindo batons, não carregue perfume ou acetona dentro da bolsa pois no caso de vazamento irá manchar qualquer que seja o material e descarte o uso de balas e chicletes principalmente em cidades de temperatura elevada.

 

Cuidados diários implicam em tirar o pó da peça utilizada com pano de algodão seco para não acumular e dificultar a limpeza em um futuro próximo.

Para eliminar sujeiras leves, o mais indicado é usar um pano branco de algodão umedecido levemente para cores escuras e para cores claras uma misturinha com água e sabão de coco líquido pode ser utilizada com uma melhor eficácia. Logo após secar com o mesmo tipo de pano.

Deixe secar em local ventilado a sombra. O Sol resseca e altera a cor da peça diminuindo o tempo de vida útil da mesma. Só guarde quando tiver certeza que a peça está totalmente seca para não correr o risco de embolorar guardada.

Outro fator que previne o aparecimento de manchas de bolor é guardar as peças em local ventilado e evitar usar aqueles potes anti-umidade no armário em que guarda as peças de couro, sintético ou ecológico. Estes produtos criam gases durante sua atuação que podem manchar estes materiais.

Para tirar manchas de bolor umideça um pano branco de algodão em uma misturinha de proporções iguais de água e vinagre branco e limpe a superfície manchada com movimento contínuo (em linha reta). Teste em um pedacinho escondido antes pois há muitas variações na composição e no tingimento dos produtos sendo que para uns funciona super bem e para outros não.

Ainda está suja sua peça? Vá a uma sapataria e peça informação, sempre há um produtinho novo e mágico nestes locais.

Publicitária, Produtora de Moda, Personal Stylist, Consultora de Imagem especializada em acessórios pela renomada escola francesa Ecole Supérieure de Relooking. Atua com a autoestima feminina há 15 anos, interagindo com conhecimento e seu olhar criativo para que todas (que já passaram ou passarão em sua vida), possam alcançar o objetivo de ser feliz e realizada consigo mesma, em uma leve diversão de esconder e enaltecer o que e quando quiser, para se ser plenamente quem é em estilo, atitude e beleza.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *